SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Escola Municipal
Ruy Barbosa
Turma: 3º ano
Professora:
Camila Araújo
Número de aula:
05
Orientadora:
Paula Regina da Costa
Disciplinas:
Português e História.
Livro de
Literatura Infantil: O grande e maravilhoso livro das famílias de Mary Hoffman
e Ros Asquith.
Tema: Minha
Identidade
Competências e
Habilidades:
·
Trabalhar o nome
deles;
·
Desenvolver a
oralidade;
·
Identificar o nome dos coleguinhas da sala;
·
Identificar as
partes do corpo;
·
Conscientizar os
alunos sobre a importância da higiene bucal e corporal;
·
Identificar os
componentes que formam a sua família.
Metodologia:
1ª Aula: Explorar
o livro: O grande e maravilhoso livro das famílias de Mary Hoffman e Ros
Asquith, comentando sobre a capa do livro, o título da história, quem seriam as
personagens, sobre o autor e do que se tratava a história, trabalhando assim a
oralidade com os alunos, em seguida trabalhei o texto identidade onde cada um
preenchei uma ficha com os seus dados pessoais.
2ª Aula: Através
da árvore genealógica conhecer os componentes de sua família.
3ª Aula: Os
alunos pesquisarão sobre as partes do corpo, logo em seguida identificando cada
uma.
4ª Aula: Ensinar
os alunos quais os dados necessários para preencher uma certidão de nascimento.
5ª Aula:
Realizar atividades trabalhando higiene corporal e bucal, ensinando os alunos a
manter seu corpo limpo.
Recursos:
·
Papel sulfite;
·
Livro de
literatura infantil;
·
Lápis de cor;
·
Lousa e giz.
Conclusão:
As
atividades desenvolvidas foram muito proveitosas, pois todos estavam
interessados em realizar as atividades, alguns apresentaram dificuldades, mas
com a minha ajuda e a dos colegas conseguiram desenvolver as tarefas.
Percebi
que com a sequência didática posso trabalhar várias áreas do conhecimento,
poderia ter organizado melhor o material a ser trabalhado e explorar um pouco
mais as atividades, pois me serviu como aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário