ESCOLA MUNICIPAL SERROTINHO
PROFESSOR: IZAQUE FRANCISCO DOS
SANTOS
ORIENTADOR: JUSCELINO ELIAS DE
OLIVEIRA
COORDENADORA: VICENÇA JOELMA ALVES
DOS SANTOS
PÓLO: EUCLIDES DA CUNHA
ORIENTADORA DO PÓLO: ANA MATEÓ
PLANO DE AULA
Ano: 3º
Gênero: Poesia
(Tem tudo a ver: Elias José)
Linguagem e
característica do gênero: Narrativo
Conteúdo: Artigo
Definido e Indefinido
Eixo do
componente Língua Portuguesa: Oralidade, análise linguística.
Procedimentos
Metodológicos (apresentar etapas de produção de leitura e escrita do gênero)
·
Realizar a
leitura da poesia e na sequência lançar perguntas sobre a poesia e os tipos de
artigos que nela se apresentam.
Avaliação:
·
Observar o
desempenho na participação e no desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas;
·
Perguntas orais
e escritas.
·
Trabalhos em
grupo.
ESCOLA MUNICIPAL SERROTINHO
PROFESSOR: IZAQUE FRANCISCO DOS
SANTOS
ORIENTADOR: JUSCELINO ELIAS DE
OLIVEIRA
COORDENADORA: VICENÇA JOELMA ALVES
DOS SANTOS
PÓLO: EUCLIDES DA CUNHA
ORIENTADORA DO PÓLO: ANA MATEÓ
RELATÓRIO DA LEITURA
DELEITE
Antes
de iniciar a leitura deleite coloquei os alunos em circulo e comecei a ler a
poesia (tem tudo a ver de Elias José), logo em seguida, pedi a cada aluno que
falasse um pouco sobre o que acabaram de ouvir, como em toda turma, há alguns
que tem mais facilidade de se expressar oralmente, enquanto outros sentem-se
tímidos para falar diante dos colegas.
Dando
sequência, perguntei sobre a leitura, quem eram as personagens, quem foi o
autor, qual o título, depois tirei algumas dúvidas para trabalhar a ortografia
no dicionário.
RELATÓRIO DO
JOGO APLICADO
Eu
coloquei o jogo para que os alunos pudessem brincar, no primeiro momento não
expliquei as regras do mesmo, com isso não sabiam por onde começar, foi então
que comecei a entrar no jogo, falar sobre o bingo, explicar algumas regras, depois
disso começaram a entender, prestaram mais atenção e passaram a gostar mais do
jogo, compreendendo, aprendendo e ajudando os outros que estavam com
dificuldades de entender melhor a brincadeira do bingo com a sílaba inicial.
RELATÓRIO DA
ROTINA EM SALA DE AULA
Iniciei
com a leitura deleite, em que trabalhei com o poema (Amigo, amiga de Yones
Rodrigues), explorei a oralidade e o conteúdo substantivo simples e composto.
Em seguida, na hora da atividade, expus o poema em um cartaz e perguntei quem
queria procurar um substantivo simples ou composto, para minha surpresa todos
queriam participar, então fiz uma brincadeira com o objetivo de que aquele que
acertasse iria participar da atividade. Portanto, o vencedor de cada etapa da
brincadeira, iria até o cartaz para responder as perguntas que eu faria, todos
participaram com muita vontade de aprender e não estava com medo de errar.
Foi uma pena que o professor não registrou esses momentos através de fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário