Professor Alfabetizador Izaque Francisco



ESCOLA MUNICIPAL SERROTINHO
PROFESSOR: IZAQUE FRANCISCO DOS SANTOS
ORIENTADOR: JUSCELINO ELIAS DE OLIVEIRA
COORDENADORA: VICENÇA JOELMA ALVES DOS SANTOS
PÓLO: EUCLIDES DA CUNHA
ORIENTADORA DO PÓLO: ANA MATEÓ


PLANO DE AULA


Ano: 3º

Gênero: Poesia (Tem tudo a ver: Elias José)

Linguagem e característica do gênero: Narrativo

Conteúdo: Artigo Definido e Indefinido

Eixo do componente Língua Portuguesa: Oralidade, análise linguística.

Procedimentos Metodológicos (apresentar etapas de produção de leitura e escrita do gênero)
·         Realizar a leitura da poesia e na sequência lançar perguntas sobre a poesia e os tipos de artigos que nela se apresentam.

Avaliação:
·         Observar o desempenho na participação e no desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas;
·         Perguntas orais e escritas.
·         Trabalhos em grupo.







ESCOLA MUNICIPAL SERROTINHO
PROFESSOR: IZAQUE FRANCISCO DOS SANTOS
ORIENTADOR: JUSCELINO ELIAS DE OLIVEIRA
COORDENADORA: VICENÇA JOELMA ALVES DOS SANTOS
PÓLO: EUCLIDES DA CUNHA
ORIENTADORA DO PÓLO: ANA MATEÓ


RELATÓRIO DA LEITURA DELEITE


Antes de iniciar a leitura deleite coloquei os alunos em circulo e comecei a ler a poesia (tem tudo a ver de Elias José), logo em seguida, pedi a cada aluno que falasse um pouco sobre o que acabaram de ouvir, como em toda turma, há alguns que tem mais facilidade de se expressar oralmente, enquanto outros sentem-se tímidos para falar diante dos colegas.
Dando sequência, perguntei sobre a leitura, quem eram as personagens, quem foi o autor, qual o título, depois tirei algumas dúvidas para trabalhar a ortografia no dicionário.

RELATÓRIO DO JOGO APLICADO

Eu coloquei o jogo para que os alunos pudessem brincar, no primeiro momento não expliquei as regras do mesmo, com isso não sabiam por onde começar, foi então que comecei a entrar no jogo, falar sobre o bingo, explicar algumas regras, depois disso começaram a entender, prestaram mais atenção e passaram a gostar mais do jogo, compreendendo, aprendendo e ajudando os outros que estavam com dificuldades de entender melhor a brincadeira do bingo com a sílaba inicial.

RELATÓRIO DA ROTINA EM SALA DE AULA

Iniciei com a leitura deleite, em que trabalhei com o poema (Amigo, amiga de Yones Rodrigues), explorei a oralidade e o conteúdo substantivo simples e composto. Em seguida, na hora da atividade, expus o poema em um cartaz e perguntei quem queria procurar um substantivo simples ou composto, para minha surpresa todos queriam participar, então fiz uma brincadeira com o objetivo de que aquele que acertasse iria participar da atividade. Portanto, o vencedor de cada etapa da brincadeira, iria até o cartaz para responder as perguntas que eu faria, todos participaram com muita vontade de aprender e não estava com medo de errar.

Foi uma pena que o professor não registrou esses momentos através de fotografias. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário